O sonho do bicampeonato da Libertadores se encerrou nesta quinta-feira para o Botafogo. Jogando na altitude de Quito, o alvinegro foi mal e não resistiu ao ímpeto ofensivo da LDU no jogo de volta das oitavas de final da competição. Villamíl e Azulgaray (de pênalti) marcaram os gols que deram a classificação aos equatorianos.
O placar era justamente o que a LDU precisava, já que o Botafogo havia feito 1 a 0 no jogo de ida, na semana passada. Em Quito, o alvinegro pouco fez para bater de frente com os donos da casa, que chegaram muito mais ao gol de John do que foram ameaçados.
O técnico Davide Ancelotti optou por uma escalação com três volantes e sem referência no ataque — Arthur Cabral entrou no segundo tempo —, com um trio de ataque formado por Savarino, Artur e Matheus Martins. Mas a ideia não foi frutífera.
Villamíl abriu o placar logo aos seis minutos, em cruzamento de Mina Caicedo que virou um bate-rebate dentro da área. A bola sobrou à feição do camisa 15, que chutou e ainda contou com desvio em Barboza. Savarino foi quem teve a melhor chance botafoguense na primeira etapa, mas chutou para fora.
A LDU chegou ao segundo na segunda etapa. Em lance após escanteio mal marcado, Adé chutou e Marlon Freitas desviou com o braço. Azulgaray cobrou a penalidade que deu a classificação aos equatorianos, que ainda ficaram com um a menos nos últimos minutos, após entrada violenta de Mina Caicedo em Jeffinho. Vitinho ainda perdeu grande chance de marcar o gol que igualaria no agregado.
*Extra